quarta-feira, 4 de março de 2015

CONHECENDO O CORPO HUMANO: Sistema Reprodutor Masculino

Sistema Reprodutor Masculino

 O sistema reprodutor masculino consiste em dois testículos, dois epidídimos, dois ductos eferentes, dois ductos ejaculadores, o pênis, a uretra, o escroto e as glândulas anexas: próstata, duas vesículas seminais e duas glândulas bulbouretrais (LOPES e ROSSO 2005).  
Os dois testículos, as gônadas masculinas, ficam alojados no saco escrotal ou escroto, produzem os espermatozoides e também o hormônio sexual masculino, o testosterona (BRITO et al.1999; LOPES e ROSSO 2005).
 No interior dos testículos existe um conjunto de túbulos seminíferos que possuem células que darão origem aos espermatozoides. Os espermatozoides produzidos nos testículos passam para o epidídimo que é o local de maturação dos espermatozoides e ficam armazenado nessa estrutura até serem eliminados. Após essa estrutura existe o canal deferente por onde os espermatozoides serão expulsos no momento da ejaculação.  (LOPES e ROSSO 2005).
Na ejaculação os espermatozoides deixam os epidídimos pelos canais deferentes e passam pela uretra onde são exteriorizados. Nesse trajeto, os espermatozoides são acrescidos de secreções (principalmente da vesícula seminal e da próstata), que neutralizam as secreções ácidas da vagina, além de ser um meio nutritivo e de propagação para os espermatozoides Ao se juntarem aos ductos das vesículas seminais, os vasos deferentes formam os ductos ejaculatórios que se abrem na uretra (BRITO et al.1999).    
            O sêmen ou esperma, formado por espermatozoides, pelas secreções  das vesículas seminais e da próstata, é uma massa liquida que ao adentrar na uretra ainda será acrescido de uma substância mucosa lubrificante secretada pela glândula bulbouretral, na base do pênis. A principal função dessa glândula é lubrificar a uretra (LOPES e ROSSO 2005).
A uretra passa pela próstata e pelo pênis. O pênis é composto de três estruturas esponjosas eréteis, os dois corpos cavernosos e os dois corpos esponjosos que envolvem a uretra. Ao ser estimulado durante o ato sexual o pênis fica ereto e rígido. Isso ocorre devido ao afluxo de sangue, que preenche os espaços existente no tecido cavernoso desse órgão (BRITO et al.1999; LOPES e ROSSO 2005).



http://3.bp.blogspot.com/_5nI68tta0Sc/SudwrT5wfCI/AAAAAAAACpk/Np3aZoAd9mQ/s320/sistema-reprodutor-masculino.jp





Referências:
BRITO, E. A. MERCADANTE, C. ALMEIDA, F.C. TREBBI, H. FAVARETTO, J.A. Biologia (Ensino médio). Volume Único.1 ed. Editora Moderna. São Paulo, 1999.
LOPES, S. RUSSO, S. Biologia volume único. 1 ed. Editora Saraiva. São Paulo, 2005.





Nenhum comentário:

Postar um comentário