terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Por que os insetos são tão pequenos?



Você sabia que já existiram insetos muitos maiores do que temos hoje no nosso planeta? Isso mesmo, por exemplo no período carbonífero existiam libélulas gigantes que tinham em média o tamanho de um falcão. Nessa época, a quantidade de oxigênio presente na atmosfera era maior do que tem hoje.
No entanto, a quantidade de oxigênio presente atualmente na atmosfera não permite que esses animais alcancem grandes tamanhos. Esse fato está intimamente relacionado com o sistema respiratório desses animais.
Os insetos têm o sistema respiratório do tipo traqueal, ou seja, apresentam um conjunto de túbulos ocos ramificados por todo o corpo que transportam oxigênio para dentro das células e removem o gás carbônico.
Assim, para que os insetos atuais fossem mais volumosos seria necessário que a atmosfera atual apresentasse condições mais altas de oxigênio e esses animais possuíssem túbulos traqueias dez vezes maiores e mais ramificados, para que eles pudessem transportar todo o oxigênio de que precisa.

Fonte:
Por que os insetos não são tão grandes quanto os humanos? Disponível em: https://hypescience.com/por-que-os-insetos-nao-sao-tao-grandes-quanto-os-humanos/. Acesso em: 05 de fevereiro de 2019.

Osório, TC. Ser Protagonista: Biologia Ensino Médio 2ºano.Edições SM. 2º edição. São Paulo, 2013.

Por Que Insetos São Tão Pequenos? | Ep. 10. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cI6hNdCTyqA. Acesso em: 04 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário